terça-feira, 28 de abril de 2009

Gestão do tempo

Aí você me pergunta, o que gestão do tempo tem a ver com projetos?!? Pergunta as gerentes de projetos, as coordenadoras, os membros... A resposta vai além do óbvio. Gestão do tempo tem a ver com tudo e com todos nós!

Segue um texto para reflexão:

O problema de gerir o tempo é não gerirmos o tempo a nosso favor para fazer o que tem de ser feito de importante quando estamos mais produtivos. Após vários estudos na área da gestão de tempo, concluiu-se que os maiores gastadores de tempo são as interrupções mal geridas, a atitude de adiar as tarefas até à última hora possível e não delegar corretamente.

Por isso, o objetivo da gestão de tempo não deverá ser o de encontrar mais tempo nas horas do dia, mas sim usar o tempo que tem de forma eficiente. É preciso praticar para ir conhecendo o sistema que melhor funciona com o seu corpo.

Técnicas para gerir melhor o tempo:

- analise como você vem gastando seu tempo. Anote o que você fez: as tarefas mais importantes, as tarefas complementares, o pico de produtividade, as pausas e interrupções. Perceba quando e porquê você disperçou do seu foco;
- planeje suas atividades, isso dará uma sensação agradável de controle;
- defina horários para ler os e-mails;
- distingua o que você pode delegar e o que você deve fazer;
- quando estiver fazendo as tarefas consideradas importantes faça o que puder para não ser interrompindo. Desligue o celular e não olhe seu e-mail;
- organize seu local de trabalho.

A gestão de tempo é disciplina. Requer planejamento e muita vontade de ser produtivo! Cumprir seu planejamento é uma forma de estar satisfeito com seu trabalho. Isso permitirá que você vá para sua casa e aproveite o resto do tempo para si, para relaxar, ler, ficar com a família e ganhar forças para o dia seguinte.

2 comentários:

Mariana disse...

Ser sustentável também é isso, se auto-gerir ;)

Rafael Dal Pont disse...

mto bom o tema, podiamos nos aprofundarmos nisso qdo sobrar um tempo... kkk