sábado, 20 de junho de 2009

Trainnees...como integrá-los....

Um intercâmbista traz consigo muito mais do que toda uma bagagem de diversidade cultural ao escritório local.....ele representa toda a concretização de um trabalho intenso que começa com a criação de um projeto, abertura de vagas de intercâmbio para os mesmos, encontrar uma pessoa que possua o perfil desejado pela empresa, processo de visto....ufa!!!!

Para então finalmente poder recepcioná-lo no aeroporto!

É um trabalho em tanto!!!

E a AIESEC Floripa nunca esteve com tantos trainnees de uma só vez.... Em menos de um mês houve a chegada de uma Marroquina, uma Americana, um Islandês, um Colombiano e uma Grega....

Após a a alegria de finalmente ver os resultados de um trabalho tão intenso concretizado surge um outro desafio...o de integração dos mesmos, como um dos fatores para assegurar a qualidade do intercâmbio.

Entrou então em ação algo novo na rede e inédito na AIESEC Brasil....um trabalho específico voltado à integração do trainnee.... foi instituído um membro de Projeto responsável por fazer a adaptação dos mesmos o mais suave possível....foi criado então dentro do time de projetos a posição do OC education.....


Como esta ainda é uma função nova e não temos muita experiência com tantos intercâmbistas de nacionalidades e backgrounds tão diferentes de uma só vez, nessa primeira fase o papel do OC Education é criar atividades para inserir os intercâmbistas com os membros do escritório local, visto por experiências anteriores que esse relacionamento próximo dos trainnees com os membros cria grande impacto na experiência de intercâmbio dos trainnees e facilita sua adaptação ao país.


Sendo assim, e com este objetivo em mente, foi estabelecido um horário semanal de aulas de português para os trainnees, visto que muitos dos intercâmbistas tem como um dos objetivos principais do intercâmbio o conhecimento da cultura e aprendizado da língua.

Além de ser instituído um responsável pelo ensino da gramática portuguesa, neste caso o próprio OC Education, como forma de integrar os membros do escritório local com os trainnees foi definido para os membros do escritório local a tarefa de preparar uma única aula de uma hora de um assunto de preferência pessoal, portanto que seja relacionado com a cultura brasileira (música, dança, diferenças regionais, festas típicas...). Assim essa atitude não sobrecarrega os membros (visto que será apenas uma única aula que terá que ser preparada), define-se um responsável final pela ação(OC Education), além de ser uma boa maneira de fazer com que cada membro do escritório tenha um momento de integração com os intercâmbistas, favorecendo futuros convívios sociais.

Esta ação foi implantada no escritório local a um mês e já teve uma boa aceitação, tanto por parte dos trainnees, quanto dos membros.

Espera-se que ela continue e seja um exemplo de como envolver os membros locais com os intercâmbistas, descentralizando a responsabilidade de integração dos mesmos que antes ficava apenas com a área de intercâmbio.



Trata-se de uma ação simples que produz resultados de grande impacto ;)

2 comentários:

Rafael Dal Pont disse...

Parabens Iara!!! só faltou dizer q a professora principal era vc!! kkkkk

Mariana disse...

Acho que aulas pros trainees é um diferencial e tanto.
Eles sempre comentam ;)

Beijos,